quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vladimir Kush

 Criador de imagens paradoxais e fantásticas caracterizadas pelo aspecto minucioso e realista


Vladimir Kush nasceu na Rússia, com 7 anos começou a freqüentar a escola de arte, onde se familiarizou com as obras de grandes artistas da Renascença, impressionistas famosos e os artistas modernos.
Vladimir entrou na Escola Superior de  Arte de Moscou aos 17 anos, mas um ano depois ele foi recrutado. Após seis meses de treinamento militar o comandante da unidade pensou que seria mais apropriado empregá-lo exclusivamente para fins pacíficos, ou seja, pintando cartazes propagandísticos.
Após o serviço militar e graduando do Instituto de Belas Artes, Vladimir pintou retratos de Rua Arbat para sustentar sua família durante os tempos difíceis na Rússia.
Em de 1987, Vladimir começou a participar de exposições organizadas pelo Sindicato dos Artistas. Em um show em Coburg, na Alemanha, em 1990, quase todas as suas pinturas expostas foram vendidas e ele foi para Los Angeles, onde 20 de suas obras foram expostas e começou sua "American Odyssey".
Em Los Angeles, Kush trabalhou em uma pequena garagem de uma casa alugada enão encontrou lugar para mostrar suas pinturas, ganhava dinheiro desenhando retratos em píer de Santa Monica.
Foi então que, em 1993, um concessionário de França percebeu a originalidade do trabalho Kush e organizou uma exposição em Hong Kong. O sucesso superou todas as expectativas.  
Em 1997, ele teve um novo começo nos EUA expondo nas galerias em Lahaina, Havaí e em Seattle. Em 2001 Kush abriu sua primeira galeria, Kush Fine Art, em Lahaina, Hawaii. 
Hoje ele tem 4 galerias nos EUA e pretenções mundiais.



site oficial: http://vladimirkush.com/

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

fotografia: Thomaz Farkas


 

Thomaz Farkas / Budapeste, Hungria, 1924 - São Paulo, SP, 2011.


Trabalhou como fotógrafo, professor, produtor, diretor de cinema, bem como produtor e fotógrafo de cinema e empresário. 


No campo da fotografia, desenvolve trabalho de expressão pessoal e documental.  


A partir de 1968 produziu ou co-produziu trinta e três documentários de curta e média-metragem e oito longas-metragens.



Jean-Michel Basquiat

Vida curta e carreira meteórica, uma estrela na arte internacional. 

Nova Iorque, 22 de dezembro 1960 - Nova Iorque, 12 de agosto de 1988. 

Ganhou popularidade primeiro como uma artista de grafiti na cidade de Nova York e, em seguida, como artista de neo-expressionismo dos anos 80. 

 Basquiat também tinha uma queda pela música e pelo cinema. Formou a banda de blues Gray e trabalhou no filme Downtown 81 (também conhecido por "New York Beat Movie"), que tinha na trilha sonora algumas gravações raras da Gray.   


 Mais obras dele aqui:  http://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/basquiat/street-to-studio/english/explore_heritage.php

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jim Warren

Jim Warren é um dos mais bem sucedidos e versáteis artistas surrealistas de hoje, com trabalhos expostos em algumas das melhores galerias do mundo.

Nasceu na Califórnia, em 1949, se tornou notório por brincar com as imagens, pintando sonhos e ilusões de maneira fantástica. 












Jean Metzinger

1883 - Nantes, França
1956 - Paris, França


Um dos principais representantes do Cubismo. Foi ativo na disseminação das idéias cubistas e, principalmente como um dos autores do Primeiro Tratado dedicado ao novo movimento, 'Du Cubisme', em 1912, escrito em colaboração com Albert Gleizes. Começou a pintar desde os 15 anos, em 1903 fixou-se em Paris e frequentou diversas academias. Afastou-se destas para aproximar-se de tendências artísticas mais naturais neo-impressionistas e posteriormente do Fauvismo. Foi um dos fundadores da Section d'Or, em 1911, sendo um dos organizadores da exposição de mesmo nome. Evento em que convergem as várias linhas cubistas. 
Ele pertenceu a primeira fase do Cubismo, derivando a seguir para uma espécie de classicismo. 

aldeia, 1912
summer, 1916
Femme a la Parisiense
Seated Woman, 1919

Henri Matisse


a harmonia vermelha, 1908
Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo. Rejeitava a luminosidade dos impressionistas e apreciava o pleno uso da cor - que ele usava com maestria.

a música, 1910
 O francês Henri Matisse nasceu na região de Cateau-Cambrésis em 31 de dezembro de 1869.

Meu quarto em Beau-Rivage, 1918
Matisse estudou direito, só vindo a se dedicar a arte após um período de convalescença.

Duas meninas em amarelo e vermelho, 1947
Os primeiros anos de casamento de Matisse foram realmente duros. Para complementar o orçamento familiar, sua esposa Amélie Parayre confeccionou chapéus. Matisse, por sua vez, trabalhou como assistente de cenógrafo.

Janela aberta, 1905
Uma das primeiras pessoas a incentivar e investir na arte de Henri Matisse foi a escritora Gertrude Stein. Amiga de artistas e intelectuais, Stein foi uma das maiores agitadoras culturais européias do início do século XX. 

Madame Yvonne Landsberg, 1914
Sua primeira exposição individual ocorreu em 1904, no Grand Palais. Na época, contava 35 anos de idade. 

Mulher com chapéu, 1905
Matisse conheceu Picasso, Paul Signac e Gustave Moreau, vindo a ingressar no ateliê de Moreau. 

alegria de viver, 1905-1906
 Além de pintor e escultor, Matisse foi um excelente ilustrador. Além de ilustrar uma edição de As Flores do Mal, de Baudelaire, foi ilustrador de Ulisses, de James Joyce.

icarus, 1947
Matisse nunca parou de pintar, mesmo quando estava enfermo e de cama. Ele fixava lascas de carvão na extremidade de varas e rabiscava as paredes da suite do hotel Régina, em Nice, onde estava hospedado.

Zulma, 1950

"A cor não nos foi dada para imitar a natureza..."
H. Matisse

domingo, 11 de novembro de 2012

Cinema - Os Irmão Lumière



Chamados de pais do cinema, foram os irmão Irmão Lumière que inventaram  uma forma de  exibir
imagens em movimento a que deram o nome de Cinematógrafo. Auguste e LouisLumière, mais do que uma máquina, 
os dois engenheiros inventaram a arte magia do cinema, que arrebata milhões de pessoas mundo afora até os dias de hoje.








Assim como a invenção 3D dos dias de hoje, o que chamava atenção era o inovação, a novidade, até mais que a própria história - o que a maioria nem tinha mesmo; mas isso não significa que os filmes não tinham muito charme e graça



O Esqueleto Feliz, 1895
Fonte: https: //www.facebook.com/obvious.pt?fref=ts

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tetsuya Ishida

Foi um fantástica um pintor japonês surrealista graduado na Musashino Art University. Suas obras revelam um talento incrível, além de um delicioso senso crítico.


Fortemente influenciado pelo cenário urbano, tecnológico e industrial, ele captou como poucos o sentimento de sufocamento, angústia e depressão presente na sociedade moderna.




Infelizmente ele faleceu prematuramente, morreu vitima de um acidente ferroviário, em maio de 2005, aos 31 anos de idade.

Gürbüz Doğan Ekşioğlu

Incrível artista surrealista moderno, nascido na Turquia, se profissionalizou na Escola de Belas Artes Aplicadas de Istambul.