terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A MATURIDADE DA FOTOGRAFIA



A fotografia foi aceita como arte pela primeira vez no inicio do século XX. 

Era empregado o termo “pictorialismo” para descrever as fotografias que simulavam o estilo das pinturas e que eram manipuladas pelo uso do foco branco e tons de sépia, por exemplo. Fotógrafos americanos e europeus criaram sociedades exibir suas obras e divulgar a fotografia como uma forma de arte que retratava a verdade e empregava o naturalismo. Um desses grupos foi o Camara Club de Nova York. Porém, como as exposições de arte eram julgadas por artistas, Alfred Stieglitz (1864-1946), o primeiro a expor no Camara Club de Nova York, decidiu fundar o grupo chamado de Photo-Secession  e exibiu suas obras numa exposição no National Arts Club de Nova York em 1902, sendo aclamado pela crítica.  Anos depois ele inaugurou a Little Galleries do grupo Photo-Secession, junto com o colega fotógrafo Edwuard Steichen (1879-1973). O lugar ficou conhecido como “291”, numa referência a seu número na Quinta Avenida. Numa atitude revolucionária, eles exibiram fotografias ao lado de pinturas e esculturas modernistas. 


Steichen também foi um pioneiro, ele processou manualmente sua imagem do Edifício Flatiron de Nova York usando camadas de pigmentos sobre numa solução fotossensível de goma arábica e bicromato de potássio, resultando numa imagem colorida antes mesmo que a fotografia colorida fosse inventada, dando à imagem a notável aparência de pintura.
Stieglitz rompeu limites artísticos com a sua fotografia The Steerage, que mostra passageiros de primeira e segunda classes num vapor prestes a zarpar de Nova York para a Alemanha. A combinação do tema urbano, que ilustra a divisão entre ricos e pobres, e as formas angulares marcam uma mudança no naturalismo do pictorialismo em direçãoao cubismo.


 Depois da Primeira Guerra Mundial, os artistas entraram no espírito no espírito prevalecente de celebração da mecanização e da velocidade. O modernismo ficou evidente na obra dos fotógrafos na Europa, nos Estados Unidos e no Japão quando eles começaram a criar imagens de arestas, geralmente em close, admiráveis por sua precisão e seus contornos claros. Nos EUA, um apadrinhado d eStieglitz, Paul Strand (1890-1976), criou imagens de áreas urbanas e paisagens com um quê de abstrato que dão ênfase à forma e aos movimento. Ele era mebro da Photo League de NY, um grupo de buscava usar a fotografia como um modo de promover as reformas sociais na década de 1930. Entre outros membros do grupo estavam Edward Weston (1886-1958) e Ansel Adams (1902-1984). Em 1932, eles fundaram o grupo f/64, uma sociedade com poucos fotógrafos, cujo objetivo era desafiar o predomínio do pictorialismo. O grupo defendia a fotografia pura e buscava retratar uma imagem do modo mais realista possível, sem uso de manipulações. Suas obras com ênfase na profundidade de campo revolucionarama fotografia de paisagem e prenunciaram um afastamento do foco brando do pictorialismo euma aproximação das fotografias que mostravam detalhes sensíveis e belas formas orgânicas, como se pode ver em Folha de Repolho, de Weston, 1931.




continua...

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