quarta-feira, 24 de outubro de 2012

S. Dalí

“O surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.”

"A única diferença entre um louco e eu é que eu não sou louco." 
 
"Os acontecimentos mais importantes que podem acontecer a um pintor contemporâneo são: 1. Ser espanhol. 2. Chamar-se Salvador Dali. Ambas as coisas ocorreram comigo. Como o meu próprio nome de Salvador indica, estou destinado nada menos que a salvar a pintura moderna da preguiça e do caos."

Trechos de Diário de um Gênio.
    Ah, Dalí!

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 11 de maio de 1904, Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos surrealistas.

o grande masturbador
Seu trabalho chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras e oníricas com excelente qualidade plástica.

rock 'n roll
Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003, e ao lado de Alfred Hitchcock no filme Quando Fala o Coração. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

A Rosa Meditativa, 1958
Actress Betty Stockfeld Is Metamorphosed into a Nurse, 1939
Memory of the Child-Woman, 1932
Portrait of the Viscountess Marie-Laure de Noailles, 1932
Surrealist Architecture, circa 1932





Shirley Temple, 1939
Daddy Longlegs of the Evening... Hope!, 1940
The Cosmic Athlete, 1960
The Life of Mary Magdalene, 1960
Head Inspired by Michelangelo, 1983
As duas maiores coleções de trabalhos de Dalí são a do museu Salvador Dalí, em Saint Petersbourg, na Flórida: http://thedali.org/home.php, e o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí: http://www.salvador-dali.org/museus/figueres/en_index.html, em Figueres - sua cidade natal - na Catalunha, Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário