segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Henri Matisse


a harmonia vermelha, 1908
Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo. Rejeitava a luminosidade dos impressionistas e apreciava o pleno uso da cor - que ele usava com maestria.

a música, 1910
 O francês Henri Matisse nasceu na região de Cateau-Cambrésis em 31 de dezembro de 1869.

Meu quarto em Beau-Rivage, 1918
Matisse estudou direito, só vindo a se dedicar a arte após um período de convalescença.

Duas meninas em amarelo e vermelho, 1947
Os primeiros anos de casamento de Matisse foram realmente duros. Para complementar o orçamento familiar, sua esposa Amélie Parayre confeccionou chapéus. Matisse, por sua vez, trabalhou como assistente de cenógrafo.

Janela aberta, 1905
Uma das primeiras pessoas a incentivar e investir na arte de Henri Matisse foi a escritora Gertrude Stein. Amiga de artistas e intelectuais, Stein foi uma das maiores agitadoras culturais européias do início do século XX. 

Madame Yvonne Landsberg, 1914
Sua primeira exposição individual ocorreu em 1904, no Grand Palais. Na época, contava 35 anos de idade. 

Mulher com chapéu, 1905
Matisse conheceu Picasso, Paul Signac e Gustave Moreau, vindo a ingressar no ateliê de Moreau. 

alegria de viver, 1905-1906
 Além de pintor e escultor, Matisse foi um excelente ilustrador. Além de ilustrar uma edição de As Flores do Mal, de Baudelaire, foi ilustrador de Ulisses, de James Joyce.

icarus, 1947
Matisse nunca parou de pintar, mesmo quando estava enfermo e de cama. Ele fixava lascas de carvão na extremidade de varas e rabiscava as paredes da suite do hotel Régina, em Nice, onde estava hospedado.

Zulma, 1950

"A cor não nos foi dada para imitar a natureza..."
H. Matisse

Nenhum comentário:

Postar um comentário